Afectções pela Candidíase Vaginal, Infecções

Sendo uma infecção genital causada por um fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e noórgão genital feminino. Os sintomas aparecem quando ocorrem alterações de imunidade.

Candida Albicans

É uma das causas mais comuns de infecção do trato genital feminino. O fungo (levedura) causador da doença pertence à flora normal do órgão genital feminino, mas certas situações fazem com que ele aumente muito em quantidade, tornando-se patogênico, ou seja, causando a candidíase.

Cerca de 90% das mulheres podem ser infectadas pela candidíase vaginal, pelo menos uma vez na vida.

A candidíase aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída. Dentre as situações mais comuns, que merecem cuidados especiais, podemos citar como fatores causadores desta micose:

O que contribui para a infecção?

·         Gravidez - o meio vaginal fica favorável ao desenvolvimento da cândida devido ao aumento dos níveis de estrogênio.

·         Anticoncepcionais - o estrogênio também fica abundante no fluxo vaginal.

·         Menopausa - a diminuição dos hormônios femininos faz com que a mucosa vaginal fique menos resistente.

·         Corticoídes - provoca alteração no sistema imunológico.

·         Antibióticos - podem gerar um desequilíbrio entre a flora bacteriana do órgão genital feminino e a micótica.

·         Distúrbios endócrinos - como o diabetes, que provoca alta concentração de açúcar no meio vaginal e na urina.

·         Higiene pessoal - um mau hábito de higiene pode disseminar os microorganismos do intestino para o órgão genital feminino.

·         Roupa íntima de material sintético - produzem uma situação de calor e umidade sobre a pele, acúmulo de suor, favorecendo o crescimento da cândida.

·         Agentes sensibilizantes de pele - a pele pode sofrer lesões ou inflamação pela ação de sabonetes, desodorantes e nebulizações vaginais (ducha).

·         Relações sexuais - a mulher pode adquirir candidíase vaginal através da auto-infestação e contaminar o seu parceiro sexual, que passa a ser uma fonte de contágio.

·         Meias de nylon e calças apertadas.

·         Prática de esportes coletivos.

·         Promiscuidade sexual.

·         Fontes de reinfecção

·         Parceiros masculinos - mesmo não apresentando os sintomas, a mulher pode passar a candidíase ao seu parceiro. Poucos homens apresentam os sintomas, mas são fontes de reinfecção.