Uso tópico (local) para o tratamento da Candidiase vaginal

Uso tópico (local) para o tratamento da Candidiase vaginal

Para o tratamento tópico da Candidiase vaginal, os cremes vaginais a base de Nitrato de Miconazol poderão ser usados por sete dias consecutivos, preferencialmente à noite através de aplicadores vaginais descartáveis, facilitando o seu uso e tornando-o mais higiênico.

Existem ainda no mercado, óvulos intravaginais, para uso em dose única, a base de Nitrato de Isoconazol que reservamos para uso em pacientes jovens, pois nessas pacientes o uso de tratamentos tópicos por tempo prolongado leva a uma queda da auto-estima, gerando a interrupção precoce do tratamento e, conseqüentemente ao tratamento inadequado.

 

Candidiase vaginal e a riscos à gravidez

Na gravidez, apenas o tratamento tópico contra a Candidiase vaginal, pois os antifúngicos orais não são recomendados pois podem afetar o bebe. Além do tratamento medicamentoso, é importante frisar o cuidado com algumas medidas comportamentais, como uso de roupas íntimas de algodão e roupas mais largas, principalmente em um país tropical como o nosso.

 

O ginecologista recomenda ainda que é sempre aconselhável procurar um médico diante de alterações genitais como os corrimentos, tão comum na vida das mulheres. "Somente um médico poderá fazer um diagnóstico correto para que o tratamento seja eficaz evitando, com isso, gastos desnecessários com medicações que não farão efeito", finaliza.

Causas:

·         Agentes infecciosos

·         Agentes alérgicos

·         Agentes traumáticos

·         Frequência elevada

·         Manifestações clínicas desconfortáveis

·         Atividades cotidianas