Exame Clinico da Candidiase vaginal

Exame Clinico da Candidiase vaginal

O ginecologista frisa que somente o exame clínico, seguido de exame fresco da secreção é suficiente para se formular o diagnóstico de candidíase. Os exames mais complexos na sua execução, conseqüentemente de maior custo, implicam na necessidade de pessoal treinado e ambiente propício para a sua realização (laboratórios de análises clínicas e microbiologia), como o exame de cultura. "Isto para os casos específicos, rebeldes ao tratamento, por exemplo".

O tipo mais comum de cândida, de acordo com o médico, está relacionado com a vulvovaginite, sendo conhecida como cândida albicans, porém, além dela existem outros tipos, também relacionados com a vulvovaginite como a cândida glabrata.

 

Períodos ou épocas em que mais ocorre a Candidiase

A candidíase é uma patologia que apresenta maior incidência no período do verão, principalmente devido ao uso de vestuário inadequado como calças apertadas, roupas íntimas de lycra, o que mantém alta a umidade local favorecendo o crescimento desse fungo. Outros fatores importantes envolvidos com o aparecimento da candidíase são o uso de pílulas anticoncepcionais, principalmente com alta dose de estrogênios, o uso de antibióticos, o estresse, gravidez, doenças e drogas imunossupressoras, entre outros.

Existe uma classificação, chamada de classificação de Omaha da candidíase vulvovaginal. A primária se divide em vulvovaginite com envolvimento predominantemente vulvar e vaginite com envolvimento vulvar relativamente pequeno. Na candidíase vulvovaginal induzida por antibióticos, ela pode ser secundária à terapia sistêmica para uma condição não vulvovaginal e vaginite recidivante (que volta). Na candidíase vulvovaginal influenciada sistemicamente, ela pode acontecer durante a gravidez através de altas doses de contraceptivos estrogênicos, pelos esteróides, diabetes mellitus e na disfunção das células T, na forma congênita e adquirida.