Candida albicans

Para reforçar o conceito podemos comparar a colonização da vagina por Candida com a colonização da pele por bactérias. Todo mundo consegue entender que o fato de temos milhões e milhões de bactérias na nossa pele não significa que tenhamos doença. Para ter doença não basta ter os germes, é preciso que eles ataquem o nosso organismo. A Candida albicans é um germe oportunista, pois vive silenciosamente em nosso corpo durante anos somente à espera de uma queda no nosso sistema imune para nos atacar.

Mas a candidíase não surge somente em pessoas com sistema imune fraco. Outros fatores podem levar ao aparecimento da mesma. Em pessoas com sistema imune normal, alterações na flora natural como no caso do uso de antibióticos, que matam bactérias e reduzem a competição por alimento, podem provocar um aumento da população de fungos, levando a infecções localizadas como a candidíase vaginal.

A candidíase oral, conhecida como sapinho, também pode ocorrer em pessoas imunocompetentes (com sistema imune normal), principalmente em crianças pequenas.

Porém, nestes casos a candidíase é restrita e provoca poucos sintomas. Quando a candidíase oral é mais severa como na candidíase oral da foto ao lado, nos leva a pensar em um estado de imunossupressão (baixa do sistema imune).